Blog

Cirurgião oncológico: A importância da escolha do especialista para o tratamento do câncer.

A cirurgia oncológica representa, atualmente, uma das ferramentas mais importantes no tratamento do câncer. Por décadas, todo cirurgião seria considerado competente para exercer qualquer habilidade cirúrgica, incluindo as cirurgias do câncer. De fato, do mesmo modo que muitos cirurgiões gerais continuam sendo competentes para tal, a especialidade da cirurgia oncológica vem se tornando cada vez mais reconhecida.

Trata-se da especialidade médica habilitada para retirada do tumor, obedecendo a todos os princípios oncológicos que o envolvem: o conhecimento sobre a doença e seu desenvolvimento, os cuidados necessários para não deixar que a doença se espalhe durante o ato cirúrgico.

O grande diferencial de tratar o câncer com profissionais treinados nesse tipo de procedimento é que, pela sua formação, eles têm conhecimento detalhado da história natural dos tumores, da importância do estadiamento da doença e de estabelecer o planejamento terapêutico e da atuação multiprofissional de todas as equipes envolvidas no tratamento personalizado do paciente, em cada uma das etapas, para a obtenção de um bom resultado terapêutico.

Mas talvez a maior habilidade na formação dessa especialidade, além da técnica, é a de desenvolver empatia. Já que o câncer permanece sendo uma das doenças que mais debilitam e matam os pacientes no mundo. E num estado de grande vulnerabilidade física e psicológica, o cirurgião oncológico muitas vezes oferece tratamento das complicações ou alivio da dor ao lado de outros profissionais da área, contribuindo para a dignidade e conforto desses doentes.